top of page

Psicologia das Cores para Criação de um Logotipo

As cores podem afetar os seres humanos tanto no nível psicológico quanto no cultural. Eles são capazes de causar várias emoções e conexões, que definem nossa abordagem à cor. Dependendo desses fatores, podemos escolher se gostamos da cor ou não.

A psicologia das cores é um fator importante a ser considerado quando você constrói sua identidade de marca. A paleta de cores adequada atribui significados mais profundos sobre seus valores e provoca determinados comportamentos. Da mesma forma, as escolhas de cores erradas podem ser prejudiciais à imagem da sua marca.


Psicologia da cor vermelha

O vermelho é uma cor quente e poderosa, muito usada no mercado para chamar a atenção das pessoas, mas tem que ser usada com sabedoria. A cor vermelha geralmente está ligada a coisas como amor, raiva e luxo. A parte mais interessante é o fato de que essa cor pode facilmente aumentar a fome, a paixão e a vontade.


Psicologia da cor laranja

O laranja é outra cor vibrante que pode levar a pessoa a alguma ação, por remeter a uma sensação de urgência. Laranja é ótimo para marcas que procuram suscitar sentimentos de vitalidade e felicidade, como agências de viagem. Sua agressividade, combinada à cordialidade, torna-a uma cor excelente para botões de chamada para ação.


Psicologia da cor amarela

A cor amarela é muito usada como aviso, principalmente em alertas e sinais de trânsito. Da mesma forma que o vermelho, a cor amarela pode aumentar a sensação de fome. No entanto, ao contrário do vermelho, a cor amarela ajudar na concentração e leva a melhores resultados de trabalho. Marcas que buscam atrair consumidores de forma calorosa, reconfortante e jovial devem adotar o amarelo. Além disso, a cor transmite uma identidade divertida e acessível.


Psicologia da cor verde

O verde naturalmente remete à natureza e ao meio ambiente. Por isso, muitas empresas que lidam com o meio ambiente ou com ecologia utilizam o verde. Essa cor transmite um senso de equilíbrio e calma, além de uma conexão com a natureza. O verde relaxa a mente. Marcas que buscam passar uma ideia de oportunidade, novos começos e segurança, devem considerar adotar o verde em sua identidade visual.


Psicologia da cor azul

O azul é uma cor muito usada, principalmente no Marketing, por remeter a sensações de confiança, serenidade e calma. Ela afeta a mente do humano da maneira certa, acalmando e trazendo confiança. Além disso, estimula a atividade do cérebro e abre o potencial criativo. Muitas empresas do setor de finanças usam essa cor para passar uma imagem de estabilidade financeira. O azul escuro é muito comum em ambientes corporativos, onde as sensações de poder, confiança, conquista e sucesso são reforçadas pela sobriedade da cor.


Psicologia da cor roxa ou violeta

É uma cor muito associada à riqueza e à nobreza. Por isso, algumas marcas usam essa cor para passar uma ideia de sofisticação e elegância. Por outro lado, ela também pode despertar calma, respeito e sabedoria, e, por isso, muitas pessoas, utilizam a cor violeta vinculada à espiritualidade. A cor violeta pode ser uma grande fonte de inspiração que leva à criatividade e ao pensamento filosófico. Acalma as pessoas, evitando decisões e ações indesejadas. Roxo é uma das cores escolhidas por marcas de luxo e de cosméticos. Quem procura uma identidade mais ampla, popular, mais “pé no chão”, deve evitar os tons mais escuros de roxo.


Psicologia da cor marrom

A psicologia da cor marrom nos diz que ela transmite sensações de seriedade, segurança e sofisticação. É uma cor quente e natural, muito usada em diversos segmentos do mercado. A cor é mais suave, e sua ligação com tonalidades naturais o torna uma escolha mais fundamentada. Empresas que pretendem criar uma atmosfera de apoio e confiabilidade se darão bem com o marrom. O aspecto natural também suscita sentimentos robustos, porém acolhedores.


Psicologia da cor rosa

O significado da cor rosa varia de acordo com a tonalidade. Os tons mais suaves indicam feminilidade, delicadeza, inocência e romantismo. o rosa age como um antidepressivo visual, escritórios cor de rosa de psicólogos permitem descobrir o verdadeiro problema e eliminar a depressão. Em outras palavras, o rosa é a cor da despreocupação infantil e da bondade ilimitada. Esse visual é muitas vezes associado a temas ligados ao sexo e à sexualidade. O rosa também transmite uma sensação de carinho que nos remete ao aspecto feminino.


Psicologia da cor branca

É considerada uma cor neutra que transmite luminosidade, limpeza e pureza, além de tranquilidade. Ela ressalta a luz das outras cores, sendo muito usada como contraste. Por isso, deve-se ter cuidado em sua utilização, para que ocorra a interpretação correta da sua mensagem. Essa cor representa paz, bondade, inocência, clareza, divindade e liberdade. Marcas que pretendem transmitir um nível de exclusividade e luxo podem usar o branco para atingir o sucesso.


Psicologia da cor preta

O preto é uma das cores mais poderosas e neutras. É considerado masculino, sóbrio e impessoal. Se você precisa fazer um logo verdadeiramente versátil, a cor preta é a solução perfeita para a tarefa. O preto costuma ser retratado como símbolo de profissionalismo e seriedade. Porém, também pode ser usado para suscitar sentimentos de elegância, solidez e poder. Marcas que escolhem o preto buscam uma imagem impactante e transmitem autoridade e decência.


Psicologia da cor cinza

O cinza é o resultado da soma das cores branca e preta, sendo também uma cor neutra, cuja principal utilização é ressaltar outras cores. Empresas escolhem o cinza quando buscam transmitir sentimentos de atemporalidade, praticidade e imparcialidade. Idealmente, é adotada como uma cor secundária que, combinada a tonalidades fortes, dá um contraste de calma e neutralidade, apesar de que algumas empresas (como a Apple) a adotam e geram enorme sucesso.



Comments


Nos acompanhe nas Redes Sociais

bottom of page